
Não deve haver criança, ou adulto, no Brasil, que não conheça o Pica Pau. É um dos raros desenhos conhecidos por muitas gerações (graças, em parte às reprises do SBT). Mas ele nem sempre foi da forma que conhecemos.
A origem :
O Pica Pau foi criado em 1940, pelos desenhistas Walter Lantz, e Ben Hardaway. A inspiração por trás do personagem veio de Pernalonga e Patolino em seus primórdios, quando ambos os personagens agiam de forma “insana”.
A primeira aparição do Pica Pau ocorreu em um epsódio do Andy Panda. O episódio “Knock Knock”, exibido em 1940, na época em que os desenhos animados não eram exibidos na TV, e sim no cinema. A recepção do público ao personagem foi um sucesso, e Lantz viu potencial para substituir o coelho Oswaldo. A partir daí, Pica Pau estrelaria em sua própria série de curta-metragens de animação, distribuida pela Universal Pictures.
Piloto e 1a temporada : O Pica Pau “Biruta” (1940-1943)

Na primeira temporada do desenho, o Pica Pau tinha uma aparência considerada bastante desagradável. Bernie Kreisler, chefe do departamento de curta-metragens da Universal, disse que o personagem era “a coisa mais feia que ele já havia visto”.
Além da aparência, sua personalidade também não era nada agradável. Insano e violento, geralmente atacava sem ser provocado. Quando não estava visando ganho pessoal, comprazia-se simplesmente em fazer da vida dos coadjuvantes um verdadeiro inferno, às vezes matando os mesmos, inclusive.
Episódios :
Episódio piloto
Knock Knock (“Toc Toc”) : Episódio piloto : Pica Pau incomoda Andy Panda e seu pai, picando seu telhado.
Curiosidade : A maioria das pessoas assistiu o episódio apenas até o momento em que o Andy joga sal na cauda do Pica Pau e o “captura”. Mas o verdadeiro final mostra outros dois pica paus igualmente birutas chegando em uma ambulância.

1a Temporada
1 – Pica Pau Biruta (“Woody Woodpecker”) : O episódio de estréia de sua própria série. Após muito infernizar os outros pássaros da redondeza. Pica Pau é obrigado a procurar um psi…squi…procurar um doutor.
Curiosidade : Pica Pau rompe a quarta parede, indo parar no cinema, onde assiste o próprio desenho, junto com as outras pessoas.

2 – O Biruta (“The Screwdriver”) : O icônico episódio do guarda que estava “procurando rachadores”.

3 – Pânico na cozinha (“Pantry Panic”) : No qual Pica Pau se vê sem comida em meio ao inverno, e ele e um gato brigam para ver quem cozinha quem. No fim, o Pica Pau e o gato matam um alce para comer.
4 – O Matador de Hollywood : Pica Pau se torna um toureiro e enfrenta Oxnar o Terrível. No final, Pica Pau mata o touro e o transforma em hamburgueres, ou melhor, bullburgeres.

5 – Um Ás Demais (“Ace in the hole”) : Pica pau é um recruta no exército, fazendo tarefas básicas, mas o que ele quer mesmo é pilotar um avião, coisa que acaba conseguindo (e destruindo a base no processo).

6 – A Loja do Prego (“The Loan Stranger”) : Pica Pau pega um empréstimo, e tenta fugir do credor para não pagar. No fim o Pica Pau se finge de morto para comer o cu do coveiro não pagar o empréstimo.

7 – Beisebol maluco (“The Screwball”) : Pica Pau tenta despistar o guarda para entrar de penetra em um jogo de Beisebol. Não apenas consegue, como acaba jogando em um dos times.
8 – O Acrobata Maluco (“The Dizzy Acrobat”) : Pica Pau tenta entrar de penetra em um circo. Primeiro desenho (fora o piloto) em que ele “se dá mal” no final.

9 – O Afanador de Gasolina (“Ration Bored”) : O icônico episódio do Pica Pau em que ele tenta roubar gasolina. Após tentar comprar gasolina sem um livro de Racionamento. O Desenho foi exibido durante a 2a guerra mundial, num contexto em que gasolina (e outros produtos) era racionada. Pica Pau “morre” no final do episódio, juntamente com o guarda.

Curiosidades : Esse é o episódio em que o Pica Pau profere a famosa frase “Eu sou um diabo necessário”, e fica com cara de demônio.

Existe uma lenda urbana em torno desse episódio, sobre um suposto final censurado e substituído pelo qual conhecemos. Nesse final censurado, a “morte” do Pica Pau ganharia contornos muito mais macabros, com a visão gráfica do seu corpo despedaçado, bem como o choro realista dos personagens no céu.
Ration Bored seria o último episódio da primeira temporada. A partir daí, com o intúito de aumentar a aceitação perante o público infantil, o personagem ganharia uma repaginada completa. Inclusive sua personalidade sofreria mudanças, vindo a abandonar os seus traços de insanidade. Porém, continuaria sendo egoista e agindo apenas para ganho pessoal.
Veremos essa fase no próximo texto dessa serie : A fase do Pica Pau malandro.
“Biruta” para não dizer que essa versão do pica-pau é “psicótica”.
LikeLiked by 1 person
Pica Pau Daciolo
LikeLike