
Um corolário clássico da Lei de Murphy diz que “As máquinas não merecem confiança. Os seres humanos menos ainda.” Quando seres humanos resolvem utilizar a tecnologia para enganar os outros então, aí é que a coisa fica feia.
Bilhonários do Tínder (Errado fica mais engraçado), celebridades de Instagram, modelos webnamoradeiras, pirâmides de criptomoeda, e-mails de phishing, robôs do PIX, marketing multinível, e a boa e velha medicina alternativa são apenas algumas maneiras pelas quais idiotpessoas inocentes são separadas de seu dinheiro por golpistas desalmados.
Mas, a mesma tecnologia que possibilita os golpes, também nos fornece ferramentas úteis para nos prevenir. Algumas dessas ferramentas serão vistas aqui neste texto, com link para os sites (onde seja passível de link). Então, sem mais delongas, vamos às ferramentas :
1) O Catálogo de Fraudes da RNP
lLançado em 2008, através de seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) e atualmente mantido em parceria com o PoP-BA/RNP, tem como objetivo conscientizar a população das fraudes e e-mails de Phishing.
Seu uso não requer nenhuma prática, nem tampouco habilidade, possui um largo banco de dados com screenshots de todos aqueles e-mails de phishing, como por exemplo “Seu CPF foi cancelado pelo SERASA”, ou “Seu Cartão do Santoandre está disponível”, ou pior, “Estamos com uma foto do seu Pica Pau, e vamos mostrar pra todos se você não mandar os bitcoins”.

2) Scamdigger.com
Você desconfia que aquela pessoa que está te dando papo no Tinder, prometendo mundos e fundos (Em alguns casos, mais o segundo que o primeiro) seja boa demais (em ambos os sentidos) para ser verdade? O Scamdigger é uma ferramenta muito útil para fazer o “cara-crachá” e verificar se não é um embusteiro ou embusteira clicando diretamente da cidade de Lagos (Nigéria), ou Yoshkar-Ola (Rússia).


3) E-farsas.com
Ok, talvez não seja tanto pra prevenir de golpes que possam roubar o seu dinheiro, mas para prevenir de espalhar bobagens, passar vergonha na frente de todo mundo, e beneficiar os seres rastejantes mais desprezíveis da face da terra : Políticos.
Viu uma narrativa que se encaixa de maneira hermética com o seu viés político, ou com o viés político de quem você não gosta? Uma historinha cheia de liçãozinha de moral rasteira de coach? Uma mensagem cheia de alarmismo de que as vacinas são um plano do Bill Gates para deixar as pessoas magnetizadas de forma a atrair agulhas e giletes contaminadas com o vírus da AIDS?
Dê uma olhadinha no e-farsas, ele está na ativa desde 2002, quando a internet era movida a gambiarra e reza brava, resistiu aos governos do FHC, do PT, do Têmer, e do Biroliro e nunca se corrompeu. Desvenda as farsas sobre diversos assuntos, das lendas urbanas, aos hoaxes políticos.

4) O Penteadeira de Puta.
Essa parte é sobre mim!
Conhecido como PePê para os íntimos, entre quadrinhos engraçados e textos bem escritos, este bloguinho tem alguns artigos descrevendo golpes bem armados e os infelizes que caíram neles, de forma que você possa aprender da melhor forma possível : Com os erros (dos outros)

Além disso, saiba que se você cair num golpe desses, poderá virar matéria de um artigo aqui, com direito a todo o cinismo e sarcasmo de que este blogueiro é capaz. Não sou gratiluz, nem good vibes, e acredito que a vítima desses golpes tem mais, muito mais.
5) A mais importante de todas!
Sabe essa massa cinzenta que você tem entre as orelhas e está criando teias de aranha? Sabe esse telencéfalo altamente desenvolvido (e o polegar opositor)?
Que tal colocá-los para uso, e pensar um pouquinho, um cadinho que seja, antes de cair em qualquer cilada.
Não existe bilionário do Tínder, não existe robô do PIX que vai te enriquecer, não existe chá milagroso que emagrece, a celebridade não vai te divulgar pra ser famoso, a cartomante não vai trazer seu amor de volta em 3 dias, não existe almoço grátis, não existe trade de Bitcoin que dá 5% ao mês, não existe chopp na Baviera.
Qualquer coisa que pareça que você está levando vantagem, e o cara do outro lado é um otário, na verdade o otário é você, sua besta!

Com carinho,
Penteadeira.
One thought on “Cinco ferramentas úteis para não ser vítima de golpes (a quinta irá lhe surpreender!)”