
Existem duas coisas boas sobre Moçambique : A primeira delas é não estar em Moçambique, a segunda é não precisar, nunca, ir para Moçambique. Se você acha que o Brasil é uma bosta, bem, você está absolutamente certo. Ainda assim, é muito melhor estar aqui, do que lá.
Com uma população de 31 milhões de habitantes, e um PIB de 14 bilhões de dólares, a renda per capita de Moçambique é de suntuosos 440 dólares por ano. Para se fazer uma idéia, a cidade de Manaus tem um PIB de 17 bilhões de dólares.
Moçambique consegue ser pobre até dentro dos padrões da África. Angola tem um PIB per capita de 1.900 dólares/ano. Zímbábue, com a piada da nota de 500 trilhões? 1.128 dólares/ano. Ruanda, famosa só por ter genocidado a população numa guerra? 800 dólares/ano. E como sempre dá pra piorar o que já é ruim, além de ser um país africano, Moçambique ainda era um país comunista, apesar que largaram isso desde 1990.
Mas, mesmo com todas essas mazelas, não dá para dizer que o cidadão moçambicano não pense no futuro. Muitos estão empenhados em procurar as melhores cabeças do país, com o intúito de sair da pobreza.
Existe uma antiga lenda tribal de que se uma pessoa for careca, pouca telha, aeroporto de mosquito, e conhecida entre os amigos como “Sargento Pincel”, é porque a cabeça está recheada de puro ouro, e pode trazer riquezas, caso levada para um confiável feiticeiro vodu para que prepare um amuleto.
Desde 2017, a BBC alerta que, ao menos cinco pessoas foram assassinadas por esse motivo, com os meganhas de Moçambique alertando para os casos, e pedindo cautela (ou pode tentar comprar uma peruca).
Antes da temporada de caça aos carecas, o país já havia vivenciado a temporada de caça aos albinos, devido à crença de que os ossos traziam felicidade e sorte. Agora, imagina o cara ser careca e albino dentro de um shithole desses.
Mas, se ainda assim você quiser ir para lá. O recomendável a fazer é tentar arranjar uma colocação profissional. Comece arranjando um bom headhunter, e tenha cuidado para não ir parar no tipo errado de headhunter, ou a colocação vai ser no amuleto de algum bruxo.

Mas lembre-se : É A CULTURA DELES! A GENTE TEM QUE RESPEITAR!!
2 thoughts on “Em Moçambique, as cabeças mais brilhantes valem o seu peso em ouro.”